O que realmente √© Treinamento Funcional? ūü§Ē

Atualizado: 11 de Ago de 2020

A resposta para a pergunta "o que √© treinamento funcional?", apesar de muito clara para profissionais que estudam o tema, ainda n√£o √© consenso entre a totalidade de profissionais e estudantes da √°rea do movimento. Muitos ainda acreditam que o treinamento funcional se resume a exerc√≠cios em base inst√°vel; ou quando imaginam o treinamento funcional pensam em escada coordenativa, corda naval, exerc√≠cios com cones; e n√£o √© raro quem ainda tenha muito forte a imagem do ‚Äúcircuito funcional‚ÄĚ como defini√ß√£o. Essa discrep√Ęncia de conhecimento tem origem em como o treinamento funcional foi inserido em grandes redes de academias h√° anos atr√°s, que vendo o interesse do p√ļblico nesse novo m√©todo de treinamento, acrescentaram √† sua grade de hor√°rios o "Circuito Funcional", onde era comum que um profissional atendesse grande n√ļmero de alunos por hora, e todo o cen√°rio levava para um modelo de aula em circuito, mas sem efetivamente contemplar as verdadeiras ideias do treinamento funcional. Esses equipamentos/exerc√≠cios e a forma de treino em circuito fazem sim parte do treinamento funcional, por√©m s√£o apenas uma pequena parcela, nem de perto s√£o capazes de definir ‚Äúo que √© o treinamento funcional.‚ÄĚ


O treinamento funcional est√° muito mais ligado ao conhecimento que o profissional tem sobre o movimento humano, sobre fun√ß√Ķes das estruturas do corpo e sobre mecanismos de les√£o, do que com os equipamentos propriamente ditos. Gostamos de trazer como defini√ß√£o uma frase que Boyle cita em seu livro Avan√ßos no Treinamento Funcional: o treinamento funcional √© a aplica√ß√£o da anatomia funcional no treinamento. Ou seja, o profissional que atua com treinamento funcional deve entender de fun√ß√Ķes articulares, por exemplo, e como elas se relacionam entre si e com outras estruturas; entender a influ√™ncia do equil√≠brio muscular no desempenho e em risco de les√Ķes; deve dominar defini√ß√£o estrutural e funcional de core e qual sua import√Ęncia no movimento; enfim, deve ser capaz de compreender o movimento humano de forma geral e aplic√°-lo ao treinamento.


Trecho extraído do livro Avanços no Treinamento Funcional de Michael Boyle:

“(...)

Para mim, função é essencialmente o propósito. O treinamento funcional pode, portanto, ser descrito como um treinamento com um propósito.

Treinamento funcional e treinamento em superf√≠cie inst√°vel n√£o s√£o sin√īnimos. O treinamento em superf√≠cie inst√°vel √© um aspecto do processo de pensamento mais amplo, que forma o treinamento funcional. Infelizmente, esse treino de equil√≠brio inst√°vel se tornou sin√īnimo de treinamento funcional, que muitos consideram a mesma coisa.

O treinamento funcional n√£o tem muito a ver com os artefatos usados pelos fisioterapeutas em reabilita√ß√£o, mas sim com o conhecimento que os fisioterapeutas adquiriram sobre o porqu√™ das les√Ķes ocorrerem. √Č a√≠ que as pessoas ficam confusas n√£o se trata de artefatos; trata-se de informa√ß√Ķes.

O treinamento funcional desvia o foco dos exerc√≠cios para incorporar os m√ļsculos estabilizadores, pois nele est√° a fonte das les√Ķes segundo os fisioterapeutas.

A observa√ß√£o do treino de atletas colegiais ou profissionais de fisiculturismo, levantamento de peso b√°sico e ol√≠mpico come√ßou a fazer cada vez menos sentido conforme eu expandia meus conhecimentos. N√£o que eu n√£o apreciasse as contribui√ß√Ķes desses esportes, apenas percebi que havia muito mais √† medida que eu come√ßava a desenvolver uma compreens√£o mais profunda da anatomia e dos mecanismos de les√£o.

O que o treinamento funcional realmente faz √© a aplica√ß√£o da anatomia funcional do treinamento. Considera o que conhecemos e usa essas informa√ß√Ķes para selecionar exerc√≠cios que reduzam a incid√™ncia de les√£o e melhorem o desempenho. O treinamento em superf√≠cie inst√°vel √© uma progress√£o potencial, mas n√£o o est√≠mulo fundamental. (...) " Michael Boyle (2015)

Portanto, treinamento funcional n√£o √© circuito metab√≥lico, ou circuito funcional, como queiram chamar. Treinamento funcional √© o entendimento sobre as fun√ß√Ķes das estruturas do corpo, como elas se relacionam, e como elas ir√£o influenciar na demanda do praticante, seja ele atleta profissional, atleta amador, idoso, crian√ßa ou adulto. Dentro do treinamento funcional estar√£o presentes exerc√≠cios de mobilidade, de for√ßa e de condicionamento cardiovascular, envolvendo assim uma grande quantidade de val√™ncias f√≠sicas.


LIBERDADE AO PROFISSIONAL DE EDUCA√á√ÉO F√ćSICA

Entendemos que a dissemina√ß√£o do treinamento funcional contribui para libertar e valorizar o profissional da Educa√ß√£o F√≠sica, que, ainda hoje, enfrenta muitos empecilhos e desvaloriza√ß√£o em sua pr√°tica profissional. Hoje, os profissionais n√£o dependem de grandes academias para ministrar suas aulas e conquistar seus alunos. Com pouca estrutura e um conhecimento aprofundado √© poss√≠vel trabalhar em parques, pra√ßas, condom√≠nios, em qualquer lugar. Al√©m disso, o nosso p√ļblico, muitas vezes leigo no assunto, identifica melhor a import√Ęncia do trabalho do profissional e percebe que aplicar o treinamento requer informa√ß√£o, conhecimento e capacita√ß√£o do profissional, aspectos esses que acarretam a valoriza√ß√£o da profiss√£o.


ūüďö Refer√™ncias:

Boyle M. Avanços no treinamento funcional. Artmed, 2015.


Texto por

Nat√°lia Nunes

Coordenadora Geral Escola Villeroy

ūüďß natalia@timevilleroy.com.br

@nataliamsnunes


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